Faz tempo que a não nos falamos, mas é porque sempre que a gente tentava conversar você queria por
força que eu desse o telefone da nossa amiga.
O telefone é dela, não é meu.
Não posso repassar o que não é meu, a não ser que o dono permita.
Eu talvez seja até exagerada
quanto a isso. Provavelmente sou, mas cada um tem um jeito de ser e como eu não
gostaria que fizessem isso comigo eu também não faço.
Cheguei a falar com ela a
respeito e ela disse que se ela quiser ela aparece, sabe onde você mora,
conhece o pessoal, mas não quer que eu passe o telefone.
Cheguei a comentar sobre a sua religião, que
você quer seu telefone para torná-la uma multipicadora daquilo que você acredita e ela
me disse que é espírita e não quer ninguém tentando convencê-la de nada.
Inclusive eu pensava que ela era
ateia ou agnóstica como eu, mas não é. Nem eu nem ela discutimos a respeito.
Ficou um pouco chocada ao saber que sou agnóstica, mas tudo bem, me respeitou e
conseguimos ter um convívio muito bom, não é fundamental que discutamos
religião ou política com ninguém. Tem
tantos outros assuntos no mundo, a gente fala do serviço, e aí sim, falamos da
política dos órgãos públicos em relação ao corpo funcional, a administração dos
serviços e até no relacionamento com colegas de serviço, pois são coisas que
temos em comum, nesse assunto temos afinidades, daí as conversam deslancham.
Procuro um amigo para cada tipo
de assunto, daí não me estresso. Não quero dar murro em ponta de faca. Não é do
meu perfil mudar alguém, não quero e não vou mudar ninguém.
Se eu conseguir me mudar e
tornar-me uma exímia tocadora de violão, violino, gaita e flauta já está bom
demais, se não conseguir tudo bem também, vou preenchendo o meu tempo.
Quanto à cópia que você me
mandou e que continha muitas frases sobre o perdão:
Costuma-se dizer que só Deus
perdoa, então não posso concordar com as frases: eu perdoo isso, perdoo aquilo.
Eu não perdoo ninguém porque não culpo ninguém. Só se diz digno de perdoar
aquele que se acha digno de julgar. Se eu não julgo não tenho sequer o que
perdoar, não faz nenhum sentido. Quando a pessoa diz eu perdoo, além de
tremenda hipocrisia, está se sentindo superior, chega a ser ultrajante.
A gente perdoa aquele que nos
fez chorar. Tem muito FDP no mundo, mas a gente chora pela própria fraqueza
nossa. Mas não dá para mudar, dá para ser melhor na medida do possível e dentro
das nossas possibilidades nada mais.
Por exemplo, se a gente não consegue conviver com alguem se afasta, mas não se trata de perdoar ou não, é só questão de respeito.
Agora, fico encafifada porque
você colocou esse texto, é eu perdoar você ou você me perdoar? Não entendi de
fato. Acho apenas que tem que haver respeito.
Você é uma pessoa muito
inteligente, lembro que gostava de psicologia, mas nossos pais eram simples
demais para poder enxergar o seu potencial. Desculpe, talvez você não me
“perdoe” nunca por isso, mas acho que você se perdeu. Fico triste com isso.
Você seria uma tremenda
psicóloga, nossa irmã engenheira, nosso pai um grande arquiteto, o Zé
um grande filósofo e o filho um escritor de crônicas, mas me parece que foi
tudo por água abaixo. Não que não tenham talentos, ele existe, mas poderia ter
aproveitado melhor, sei lá.
Na pior das hipóteses virei
funcionária pública, pois embora seja injusto que uma pessoa consiga ganhar o
pão por causa de uma provinha de português e matemática é assim que as coisas
funcionam.
Ainda busco talento como
professora de matemática, mas o talento de ensinar eu acho que é para poucos,
embora tenham tantos professores por aí. Acho que a tarefa é árdua, ainda mais
concorrendo com meios eletrônicos, é até meio desleal, mas tem pessoas que tem
muito talento e como se diz na gíria “pago um pau”.
Sei lá o que dizer, me
irrito com você tentando mudar a todos os que estão à sua volta toda hora. Não dá para aguentar. Sinto falta
de conversar com você, mas sem influências externas, só você. Esse negócio da
sua religião, seja católica, ioga, umbanda, candomblé, não dá.
Sei que você sempre teve essa
queda pelas coisas exotéricas. Tem um discípulo do Freud que era assim também,
acredito que você tenha lido algo sobre ele. Daí daria para fazer um mix de
psicologia com exoterismo.
Agora esse negócio de acreditar
sem pensar, me desculpe, Isto é coisa do estilo idade média, desculpe, não dá.
Se você diz que acredita em Deus, então deve usar o dom do pensamento que ele
deu. O pior de tudo é que você usa e muito. Sempre gostou de ler, mas as ideias
ficam se degladiando, daí fica difícil. Aceitar sem questionar é coisa de
zumbi, só zumbi é assim e muita gente foi parar na fogueira por causa disso,
muita gente foi jogada no buraco do vulcão, muita gente foi afogada etc. A caça
às bruxas foi terrível, você sabe que a história de bruxas serviu à delação,
para “entregar” um vizinho que você não ia com a cara. Sabia que tinha uma prática que era assim: Você põe uma
pessoa no Rio, não sei se entro de um saco ou não. Se a pessoa sobrevivesse era
bruxa, dai seria morta com espada, se morresse não era bruxa, mas daí morreu
mesmo né, o que fazer? Isso serviu para matar muita gente boa. Aliás, matar não
cabe a ser humano nenhum em hipótese alguma.
Se você quer saber qual é o meu
Deus, posso dizer que ele é o trabalho, é o trabalho livre e fico feliz por
poder trabalhar, estudar. Gostaria muito de ter mais ânimo que tenho, mas vou
até onde posso. Talvez pudesse mais, poderia ter mais força de vontade, poderia
sei lá quantas coisas, mas não me importa. Não vou mudar minha natureza, não
vou lutar contra mim mesma, só tento não me entregar facilmente à preguiça,
ainda mais sendo ateia, a hora é essa. E ser ateia não é ser má. É enxergar
todo mundo de uma mesma forma, tentar ver horizontalmente. Todos abaixo do Céu,
encima da terra vivendo de forma melhor em suas possibilidades.
Apesar de tudo o que falei anteriormente, de forma alguma vou serei totalmente
contra o que você falou. É bom ficar com a mente vazia às vezes, eu tento,
porque muitas vezes a cabeça quase explode, como disse anteriormente, trabalhar
é bom, mas às vezes a gente topa com pessoas que só querem te por em xeque toda
hora, que quer espezinhar, nestas horas é bom esvaziar a mente mesmo, senão o
estresse acaba com a gente. Também é bom enxergar a pessoa e a relação que a
gente tem com ela de outro ângulo, se a auto estima está legal a gente não se
abala e consegue enxergar a relação com outro de forma horizontal, daí é uma
maneira também de não deixar o estresse vencer. Aliás o estresse é importante e
até vital. O que não pode ocorrer é a saturação, isto sim é danos.
Sabe o que é bom? Daí o melhor é
caminhar, para esvaziar a mente nada melhor que caminhadas. Hoje fui ao horto
na chuva. As folhas brilhantes com as gotas de chuva, o barulho dos animais, da
água correndo, o ar fresco, um paraíso na terra e aqui ao lado de casa. Talvez
você consiga chegar nesse paraíso pela meditação, eu prefiro ir até lá caminhando,
já que “Deus” me deu pés para andar, nariz para cheirar e ouvidos para ouvir.
Daí é registrar essas coisas boas e encher a alma dessas coisinhas boas.
Se quiser a gente pode continuar
escrevendo, teorizando sei lá. Só não quero discutir nada, tudo dentro do
respeito mútuo.
Um abração,